A Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura inaugura este sábado, dia 21 de julho, às 17h00, a exposição “Still Cabanon”, coorganizada com o Atelier do Corvo e a OTIIMA ArtWorks. A entrada é livre.
Refira-se que neste evento vão estar presentes o presidente e o diretor-executivo da CA, José Manuel Dias da Fonseca e Nuno Sampaio, respetivamente, e os curadores José Miguel Pinto e Atelier do Corvo, assim como alguns dos autores que integram a mostra.
“Em 1952, Le Corbusier projeta para si um pequeno edifício de madeira que ocuparia durante anos como casa-abrigo. Le Cabanon ficou para a história como uma reflexão sobre a condensação do espaço de habitar, sobre a polivalência do espaço e dos seus usos”, revela nota enviada às redações.
Após esta experiência radical, repetidas vezes revisitada por criadores que se movem no território do Espaço, como pensar o habitar mínimo e a sua polivalência de espaços e usos, o refúgio, lugar condensado do conforto, e a sua permanência ou efemeridade?
Esta pergunta foi o mote e desafio lançado a um conjunto de autores de diferentes áreas disciplinares como a arte, a arquitetura e o design, que se propõem a pensar e desenhar um espaço íntimo de abrigo para si próprios, “onde se desenvolvam as suas reflexões em torno do habitar no Século XXI”.
Aires Mateus, Alexandra João Martins, Ângela Ferreira, Armando Rabaça, Atelier Do Corvo, Carvalho Araújo, Didier Fiúza Faustino, Eduardo Souto Moura e Fernanda Fragateiro são alguns dos artistas e ensaístas envolvidos.