CIN - VinylMatt

Casa da Arquitetura reabre com exposição de fotografias de Guido Guidi sobre obras de Álvaro Siza

Casa da Arquitetura reabre com exposição de fotografias de Guido Guidi sobre obras de Álvaro Siza

“Arquigrafias. Guido Guidi e Álvaro Siza” é a exposição que assinala a retoma das atividades da Casa da Arquitetura, marcada para dia 17 de abril.

Com curadoria de Paula Pinto e Joaquim Moreno, a exposição reúne 97 imagens do fótografo italiano Guido Guidi de obras de oito projetos do arquiteto Álvaro Siza, situados no Porto, Matosinhos e Lisboa.

 “Arquigrafias” oferece assim um “diálogo entre a obra fotográfica de Guido Guidi (Cesena, 1941) e a obra arquitetónica de Álvaro Siza (Matosinhos, 1933) e constitui um encontro singular entre duas figuras ímpares nos seus respetivos campos de trabalho”, assinala a Casa da Arquitetura, em comunicado.

A mostra ficará patente na Galeria da Casa da Arquitetura até 3 de outubro.

Já em maio, dia 8 de maio, a instituição matosinhense inaugura a exposição “Radar Veneza: Arquitetos Portugueses na Bienal de 1975-2021”.

A mostra propõe uma viagem reflexiva sobre a participação portuguesa ao longo dos 46 anos de representação nacional em Veneza, desde 1975 até à atualidade.

Recorde-se que a Direção-Geral das Artes depositou na Casa da Arquitetura o acervo das representações portuguesas na Bienal de Arquitetura de Veneza e é sobre esse espólio que a exposição é trabalhada, reunindo projetos de “alguns dos nomes mais considerados” na arquitetura portuguesa, explica a instituição.

Com curadoria de Joaquim Moreno e Alexandra Areia, a mostra poderá ser visitada na Nave Central da Casa da Arquitetura até 10 de outubro.

A exposição “Radar Veneza” contará com um programa paralelo no âmbito do qual será também lançado o catálogo homónimo, com ensaios de Joaquim Moreno, Alexandra Areia e Léa-Catherine Szacka (arquiteta, crítica e especialista na Bienal de Veneza).

Trata-se de um volume de 336 páginas com 31 entrevistas transcritas aos protagonistas das participações portuguesas na Bienal entre 1975 e 2021.

O catálogo “Radar Veneza: Arquitetos Portugueses na Bienal 1975-2021″ é uma edição Colophon, coeditada e produzida pela Casa da Arquitectura e coeditada pela Direção-Geral das Artes.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem