No dia 15 de setembro, o icónico DJ e produtor Carl Cox subiu ao palco do Parque Oriental da Cidade do Porto, naquela que foi a sua única data em Portugal este ano. O evento, promovido pela Desert Rain e integrado no ciclo “eXperience”, trouxe ao público uma atuação no formato “hybrid live set”, onde o britânico combina a passagem de faixas com a utilização de máquinas eletrónicas, como a Roland TR-8s. Esta tem sido uma das apostas recentes de Carl Cox, destacando-se pela fusão entre a arte de DJing e a produção ao vivo.
Apesar de já ter atuado em vários pontos de Portugal, como no Castelo de Santa Maria da Feira em 2022 e no Neopop, em Viana do Castelo, Carl Cox não se apresentava na cidade do Porto desde 1999, quando tocou no Rocks. O seu regresso à Invicta foi marcado por uma produção grandiosa, ao ar livre, num cenário escolhido pela sua paisagem e características arquitetónicas, que proporcionaram um ambiente único.
O conceito do “eXperience” mantém-se envolto em mistério até à data da sua realização. A organização sublinha o objetivo de unir música eletrónica, arte, decoração invulgar e gastronomia de rua em locais enigmáticos, como já aconteceu em castelos, praias ou museus. Nesta edição, o Parque Oriental do Porto foi o cenário escolhido, promovendo não só a música de dança como também a importância da preservação de espaços verdes na cidade.
Com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da empresa municipal Ágora, o evento reforçou o compromisso de proporcionar experiências sensoriais únicas e de relevo cultural, colocando a cidade do Porto no mapa dos grandes eventos de música eletrónica a nível mundial.