CIN

Caricaturas de Albert Einstein | Lirismo ou Vontade de Resistência, Casa Comum

Caricaturas de Albert Einstein | Lirismo ou Vontade de Resistência, Casa Comum

PortoCartoon XXII 2020 WorldFestival | Albert Einstein
Até 18 setembro, Casa Comum da Reitoria da U.Porto

A figura genial de Einstein ao lado de Chico Buarque (Prémio Camões 2019), servem de mote ao PortoCartoon 2020, na vertente especial da caricatura.
O resultado estará bem patente na exposição, que reúne 70 desenhos que viajaram até Portugal desde países diversos como a Nova Zelândia, México, Vietname, China, India, passado por África (Angola e Marrocos) e também por vários países da Europa. Nesta exposição o Brasil, Irão e Portugal são os países mais representados.
Esta latitude geográfica mostra bem como o Nobel da Física (1921) espalhou a sua teoria da relatividade pelos mais diversos cantos do mundo. As particularidades científicas de Albert Einstein (1879-1955) figuram em diversas caricaturas, designadamente a descoberta do “efeito fotoeléctrico” destacado pela Academia Sueca.
Caricaturar é estudar as várias dimensões do homenageado e, através do poder do lápis, distorcer para destacar. A universalidade de Einstein conjuga-se bem com o humor universal do PortoCartoon.
Aqui, descobre-se o ‘nobel’ pelo ‘olhar’ dos artistas. Traços que honram o génio.

Lirismo ou Vontade de Resistência
Até 18 setembro, Casa Comum da Reitoria da U.Porto

Do mistério da conceção à arquitetura de papel, exploram-se os impulsos que se alimentam do inesperado, do estado líquido, do lugar sublimado do imaginar. No intervalo entre o desespero e a conveniência, tudo é possível: equilibrar ou descobrir ou simplesmente abandonar – desenhar para nada.
Assim nasce, no universo múltiplo da sintaxe arquitetónica, a partir de signos fragmentados, uma narrativa edificante: um pensamento arquitetónico não-construído que evidencia os modelos de resistência, periféricos e à margem – provocações que alimentam o pensamento criativo e evidenciam a utilidade do gesto inútil.
Desenhar é, assim, participar num inconsciente que se apropria da ordem para continuamente reivindicar a forma singular de ver e pensar assumida como um contínuo entre a dúvida e a certeza, o olhar e o gesto – um processo que esta exposição convida a procurar e descobrir.

Horário: segunda a sexta-feira das 10h às 13h e das 15h às 18h | sábado das 15h às 18h
Entrada livre

Casa Comum – Reitoria da U.Porto
Praça Gomes Teixeira

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.