CMPorto

Caricaturas de António Guterres em exposição virtual

Caricaturas de António Guterres em exposição virtual

O Alameda Shop & Spot continua a dar destaque a importantes personalidades portuguesas na sua exposição virtual, disponível para visita na página oficial do centro comercial. Depois de Manoel Oliveira e José Saramago, o Art Spot dedica o mês de agosto ao atual secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. 

A 14ª Edição do PortoCartoon, projeto realizado em parceria com o Museu Nacional da Imprensa, apresenta mais de 30 caricaturas daquele que é considerado o porta-voz para os interesses e necessidades de todos, especialmente das comunidades mais vulneráveis. 

“Se já existiam muitos conflitos no mundo, no contexto atual tornam-se ainda mais exigentes. Hoje, a ONU tem poderes limitados, mas precisa de intervir, distanciando-se das tendências hegemónicas de alguns países”, sublinha o centro comercial, em comunicado enviado à VIVA!, adiantando, apesar do equilíbrio nesta temática ser difícil, foram vários os caricaturistas que conseguiram captar, com olhar artístico, estas dificuldades.  

“A ideia de «papa do mundo» encaixa de forma exemplar no líder da ONU e o desenho vencedor traduz de forma fiel essa dimensão, conseguindo ser ainda mordaz, mas com espaço para múltiplas leituras. A caricatura ajuda a conhecer melhor o ‘embaixador da paz”, acrescenta. 

Recorde-se que António Guterres é engenheiro, político e diplomata português, que serve como nono secretário-geral da ONU desde 2017. Foi Primeiro-Ministro de Portugal, secretário-geral do Partido Socialista e presidente da Internacional Socialista, tendo exercido também o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados. 

O Art Spot está disponível na página oficial do centro comercial Alameda Shop & Spot, no seu Instagram e Facebook, onde é possível descobrir um conjunto de obras dignas de uma galeria de arte. 

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem