
O Cantinho das Aromáticas está situado em Canidelo, em Vila Nova de Gaia, num refúgio campestre longe de ruídos e convida a todos uma manhã com uma vista esplêndida e uma experiência única.
É considerado um dos mais belos campos de flores de Portugal, e nesta altura do ano, enche-se de perpétuas de todas as cores, plantadas em Maio com a primeira colheita feita a 22 de Julho e com continuidade até Novembro.
É este o desafio do Cantinho das Aromáticas, juntar amigos e família, de todas as idades, para que às quintas-feiras, durante os próximos meses, venham colher as perpétuas. A participação é gratuita mas requer uma inscrição, que pode fazer através do e-mail [email protected].
A próxima colheita é já nesta quinta-feira, entre as 10h00 e as 12h00. Após colhidas, as flores vão secar na estufa, para serem usadas em infusões e tisanas. Por exemplo a tisana denominada Amor Perpétuo, foi várias vezes premiada internacionalmente, constituída por manjericão-canela, erva-príncipe e mistura de perpétuas.
Um outro facto interessante é que esta quinta biológica foi cenário, durante dois anos, da história de amor de Pedro e Inês de Castro, onde terão tido a sua primeira filha, D. Beatriz.
Atualmente, é uma das poucas quintas em espaço urbano que produz plantas aromáticas em modo de produção biológico em toda a Europa Ocidental.
Fotografia: Site oficial do Cantinho das Aromáticas