Dia 31 de julho é a data limite para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), do concelho do Porto, se candidatarem à Linha de Apoio à Aquisição de Veículos Elétricos. O programa possui uma comparticipação no valor global de 150 mil euros e tem como objetivo “ajudar na compra de 30 viaturas para deslocações em serviços de apoio domiciliário”.
Segundo o portal de notícias da Câmara do Porto, esta linha de apoio “destina-se a comparticipar as despesas com a aquisição de viaturas elétricas das entidades que viram a sua candidatura aprovada no âmbito do programa do Governo «Mobilidade Verde Social – Aquisição de veículos elétricos»”.
O município considera que “este apoio é relevante para potenciar a transição energética no seio das IPSS consideradas, nomeadamente através do incentivo da mobilidade elétrica, contribuindo para a descarbonização da cidade do Porto, em linha com os objetivos traçados no Pacto do Porto para o Clima”.
O financiamento máximo a atribuir, pela autarquia portuense, a cada pedido irá considerar “o montante de cinco mil euros por viatura elétrica, num total de 30 veículos”.
O pedido de apoio deve ser apresentado unicamente através do endereço de correio eletrónico [email protected]. A plataforma indica ainda que “as normas para a atribuição deste apoio financeiro, assim como o formulário de candidatura”, podem ser consultadas na página da Câmara Municipal.
Foto: Filipa Brito