O Fundo de Apoio a estabelecimentos históricos reconhecidos ao abrigo do programa “Porto Tradição” tem candidaturas abertas até 30 de agosto.
Criado no mês passado, o Fundo Municipal de Apoio aos Estabelecimentos e Entidades Reconhecidas ao Abrigo do Programa “Porto de Tradição” visa permitir à autarquia “complementar as medidas tidas como benefícios, previstas no Regulamento Porto de Tradição e, assim, contribuir para a preservação da memória coletiva da cidade”, sublinha o município, numa nota publicada na sua página oficial.
O prazo para apresentação de candidaturas a este fundo municipal decorre até 30 de agosto, sendo que o mesmo compreende a concessão de apoios de caráter financeiro.
Este apoio, segundo a autarquia, visa “garantir a preservação e conservação das características que promoveram a classificação e reconhecimento enquanto lojas e/ou entidades históricas, a concretizar através de “investimento em obras de restauro, reabilitação do interior e fachada, adaptações obrigatórias ou manutenção de espólio e acervo”.
Abarca também a modernização e sustentabilidade dos estabelecimentos ou entidades, incluindo a aquisição de software e outros equipamentos de suporte à atividade e de segurança.
Este ano, a câmara afetou ao programa o montante de 525 mil euros, verba que já estava prevista no orçamento de 2019 para transferências diversas, no âmbito do Programa “Porto de Tradição”.
As candidaturas devem ser entregues no Gabinete do Munícipe ou nas instalações do Departamento Municipal de Turismo e Comércio, seguindo os termos definidos no Fundo e que podem ser consultados no site institucional da Câmara do Porto.
De recordar que o programa “Porto de Tradição” já reconheceu 81 estabelecimentos comerciais, incluindo duas entidades (Teatro Sá da Bandeira e Orfeão do Porto).