PUB
Amanhecer - sacão

Cancro associado ao consumo de tabaco está a aumentar

Cancro associado ao consumo de tabaco está a aumentar
Especialista da Sociedade Portuguesa de Pneumologia defende a aposta numa legislação mais restritiva sobre o tabaco.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O cancro e a doença pulmonar obstrutiva crónica associados ao consumo de tabaco estão a aumentar em Portugal, segundo alertou a coordenadora da comissão de tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Ana Maria Figueiredo.
“Há apenas uma diminuição da incidência das doenças cardiovasculares associadas ao tabagismo devido às novas tecnologias, mas a incidência de cancro está a aumentar, tendo-se registado, nos últimos dois anos, um aumento de 23 para 25% no número de fumadores”, sublinhou. A médica, que falava a propósito do Congresso de Pneumologia do Centro, que se realiza na quinta e na sexta-feira, em Viseu, frisou ainda um aumento de fumadores em idades mais jovens, com o número de mulheres fumadoras a aproximar-se do dos homens.
A responsável defende, assim, a aposta numa legislação mais restritiva sobre o tabaco, sem exceções, uma vez que, “nos países com legislação mais restritiva, existem menos jovens a iniciarem-se no tabagismo”. “Haverá outros fatores para o aumento do número de fumadores, mas precisamos de uma legislação forte que seja cumprida, que tenha vigilância no terreno”, acrescentou.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Bairro Feliz até 26 de junho