O Parque da Cidade do Porto recebe entre esta terça-feira e dia 16 de outubro uma exposição que oferece uma visão multifacetada e contemporânea do Caminho de Santiago. A exposição “Percorrer o Tempo. Visões Contemporâneas do Caminho”, que surge de uma parceria da Fundação La Caixa com a Xunta da Galiza, celebra o Xacobeo 21-22.
A iniciativa reúne 10 artistas nacionais e internacionais, desafiados a criar visões sobre o Caminho, a partir da fotografia. Segundo a Câmara Municipal, o fotógrafo português André Cepeda ficou responsável pelo caminho português, ao qual se juntaram os artistas galegos Carla Andrade, Luís Díaz Díaz, Iván Nespereira, Bandia Ribeira e Lúa Ribeira.
Integram também a exposição os fotógrafos Olivia Arthur, Michel Lebelhomme, Cristina de Middel e Miguel Ángel Tornero.
A organização afirma, em comunicado que o grupo percorreu e retratou os diferentes troços que compõem o Caminho de Santiago, com “referências muito diversas, desde perspetivas históricas a desconstruções modernas”. “É também apresentada uma conceção ampla do ato de caminhar, do percurso pelo território até uma visão contemporânea da peregrinação”, acrescenta.
“A exposição ficará instalada em seis contentores de transporte marítimo, funcionando um deles como posto de informação e os restantes como salas de projeção”, adianta a autarquia. A mostra estará aberta para visita de segunda-feira a domingo, das 11h às 19h, e a entrada é livre.
No Museu da Cidade haverá também um workshop esta terça e quarta-feira, das 9h30 às 13h30. Já no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett terá lugar uma conferência do autor André Cepeda sobre este projeto, quarta-feira, a partir das 21 horas.
Referir que a conferência é aberta a todos os interessados em participar.
Foto: Go Porto