
A Associação Portuguesa de Podologia (APP) vai realizar a primeira caminhada de aproximadamente 30 quilómetros, pelos caminhos de Santiago de Compostela. Alertar para a importância do tratamento podológico dos peregrinos é o objetivo da iniciativa que vai decorrer segunda-feira, 8 de julho, Dia do Podologista.
“Este ano desafiamos os sócios da APP a participar numa caminhada que pretende unir a Sé do Porto à Catedral de Santiago de Compostela, através do percurso dos seus famosos caminhos. Será uma forma diferente de assinalar o Dia do Podologista e de lembrar os peregrinos que devem ter especial cuidado com os seus pés”, refere Manuel Portela, presidente da APP.
A caminhada começa, por volta das 8h, na Sé do Porto, em direção a Leça da Palmeira, onde vai decorrer uma Missa de Ação de Graças pela Podologia na Capela da Boa Nova. Após o almoço, os podologistas rumam pelos Caminhos de Santiago até Vila do Conde.
“Os pés são os alicerces do nosso corpo. Estima-se que cerca de 85 por cento das pessoas com idade superior a 35 anos apresente alguma alteração ou doença no pé, um número preocupante que vem reforçar a importância da regulamentação e supervisão da profissão”, conclui Manuel Portela.