PUB
Philips S9000

Câmara quer potenciar notoriedade do Senhor de Matosinhos

Câmara quer potenciar notoriedade do Senhor de Matosinhos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O mar, a pesca e o peixe à mesa são as principais atrações do concelho, diz estudo encomendado pela autarquia.

A Câmara de Matosinhos encomendou um estudo sobre a percepção que os portugueses têm do concelho e percebeu que, para além do mar, da pesca, e dos restaurantes cheios de peixe à mesa, as principais festas religiosas locais são imediatamente reconhecidas. O estudo demonstra a notoriedade que o Senhor de Matosinhos alcança junto de uma parte importante dos mais de 1600 inquiridos de Portugal e da Galiza.
O presidente da Câmara, Guilherme Pinto, surpreendido com este reconhecimento por parte dos inquiridos portugueses (os galegos colocam a Nova Era Beach Party no topo das suas preferências) vai propor formas de potenciar ainda mais este polo de atração, nomeadamente no que diz respeito ao turismo. A estratégia poderá passar “pela criação de uma associação com os municípios que cultuam imagens semelhantes, atribuídas a São Nicodemos que, segundo a lenda, teria esculpido 15 imagens semelhantes depois de ter assistido aos últimos momentos da vida de Jesus Cristo”. Uma dessas imagens, acreditam os fiéis, é a que está na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
A autarquia admite também a criação de uma aliança com as várias cidades brasileiras onde se presta culto ao Senhor de Matosinhos.
“Vamos analisar o estudo e ver como podemos fazer para potenciar, a nosso favor, esta percepção”, disse Guilherme Pinto ao jornal Público.
Segundo o estudo, o uso dos espaços marítimos para atividades de lazer é outra das apostas que deve ser continuada, destacando o investimento feito na requalificação de toda a orla marítima e a instalação do passadiço sobre as dunas entre Leça da Palmeira e Vila do Conde. Para Guilherme Pinto, a principal debilidade do concelho é a hotelaria, situação que a Câmara quer resolver, incentivando, se possível, investimentos privados nesta área.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão