A intervenção, que pretende melhorar e reforçar a iluminação pública nas ruas que servem o conjunto habitacional do Bairro do Amial, deverá estar concluída durante o mês de maio.
O envelhecimento do sistema de iluminação, o crescimento das árvores e o seu sombreamento, foram degradando a eficiência da iluminação na zona do Bairro do Amial, causando problemas ao nível da mobilidade e da perceção de segurança, explica a Câmara do Porto.
A intervenção naquele que é o maior bairro construído no Porto entre os anos de 1935 e 1938 pretende assim melhorar e reforçar a iluminação pública em arruamentos secundários, “eminentemente residenciais, normalmente arborizados e com iluminação baixa em lampiões ou outro tipo de suporte”.
Para tal, será aumentado o número de luminárias – de 125 para 210 -, num investimento de cerca de 100 mil euros. Os trabalhos, iniciados segunda-feira, incluem também a renovação da extensão de uma nova rede de baixa tensão, o que representa um investimento municipal na ordem dos 400 mil euros.
A intervenção no Bairro do Amial vai contemplar todo o espaço, desde as várias ruas e travessas secundárias, até à grande praça central ajardinada circundada por árvores de grande porte, um parque infantil, duas praças e vários recantos ajardinados, num processo que deverá estar concluído durante o mês de maio.
De acordo com a autarquia, no âmbito do Projeto de Melhoria da Iluminação Pública nas Zonas Habitacionais do Município do Porto, foram já intervencionados 20 arruamentos distribuídos por duas zonas habitacionais distintas. O investimento total atingirá os 1,5 milhões de euros, abrangendo, além de Paranhos, a zona ocidental e a freguesia do Bonfim.
Foto: DR (CM Porto)