PUB
PD - Revista Sabe Bem

Câmara do Porto quer comprar antigo Parque de Recolha da STCP

Câmara do Porto quer comprar antigo Parque de Recolha da STCP

A Câmara Municipal do Porto quer adquirir o antigo Parque de Recolha da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), situado na Rua da Fábrica “A Invencível”, com uma área total de 45.535 metros quadrados.   

O município, liderado por Rui Moreira, acredita que os terrenos em causa são um “ativo estratégico com «enorme potencial» para o desenvolvimento da zona oriental”, nomeadamente para a “instalação de novas funções e atividades, potencialidade identificada quer no Masterplan do Porto Oriental, quer na ORU da Corujeira”, sublinhou o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, na proposta, que será debatida na próxima reunião do executivo, agendada para 21 de dezembro. 

O equipamento, localizado “na proximidade de importantes polos de atração como o Parque Oriental, a Estação de Campanhã, o Estádio do Dragão, ou o Mercado Abastecedor”, contempla 17 imóveis no seu interior. 

De acordo com a proposta da Câmara do Porto, caso se realize o negócio, a operadora de transportes pública garante à autarquia que o “conjunto dos prédios será adquirido livre, alodial e isento de quaisquer ónus ou encargos, nomeadamente dos derivados de possíveis inquilinos habitacionais, rurais, comerciais, industriais ou de outra natureza”, que serão da total responsabilidade da STCP. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A compra será feita pelo valor de 6,3 milhões de euros, de um total de 6,6 milhões, após a redução correspondente a 80% do valor da renda pago nos últimos três anos (288 mil euros). 

Salientando que para o município “a zona oriental do Porto constitui um território de atuação prioritário, com vista à coesão territorial e social da cidade e ao seu desenvolvimento harmonioso”, o Porto. recorda o trabalho em curso nesta estratégia, nomeadamente os projetos estruturantes e qualificadores como o Matadouro Municipal, a requalificação da Praça da Corujeira e envolvente, a construção do Terminal Intermodal de Campanhã, a construção do Parque Oriental, a intervenção de requalificação dos bairros camarários aí localizados, assim como através da delimitação das Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) e respetivas Operações de Reabilitação Urbana (ORU) de Campanhã-Estação e da Corujeira. 

Foto: Miguel Nogueira | CM Porto

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem