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Câmara do Porto propõe interdição de pesados de mercadorias na VCI

Câmara do Porto propõe interdição de pesados de mercadorias na VCI

A Câmara do Porto aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, uma recomendação dirigida ao Governo para que seja vedado de imediato o tráfego de veículos pesados de mercadorias na Via de Cintura Interna (VCI), “com exceção daqueles que operem cargas e descargas na cidade do Porto”, propondo a livre circulação dos mesmos na Circular Regional Externa do Porto (CREP).

“A VCI, autoestrada urbana que atravessa a cidade do Porto, à qual esta está interligada através de 12 nós da rede viária, vive diariamente acima do limite máximo daquela que é a sua capacidade de absorção de tráfego. Por outras palavras, está sobrelotada”, escreve o portal de notícias da autarquia.

Para evitar o pagamento de portagens na CREP, os veículos pesados de mercadorias optam por atravessar a Via de Cintura Interna. “A VCI é vítima do tráfego de atravessamento”, sintetizou o presidente da Câmara do Porto, na reunião de Executivo Municipal.

Não havendo “alternativas viáveis para este tipo de transporte”, o caso agudiza-se diariamente “com consequências ambientais e criando problemas grave de circulação no interior da cidade”, disse Rui Moreira.

Com o início das obras de expansão da rede de metro do Porto e com a empreitada de requalificação do tabuleiro inferior da Ponte Luís I, da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, a Câmara do Porto antecipa um agravamento significativo do tráfego na VCI, contribuindo para “o aumento da sinistralidade” e um maior congestionamento da rede viária da cidade, alertou o presidente.

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“Parece-nos chegado o momento de agirmos e de pedirmos ao Governo que olhe para esta matéria de outra maneira. Nós não estamos a propor sequer que seja [vedado] o tráfego de ligeiros, também ele poderia aliviar esta carga, mas num primeiro tempo, o tráfego de pesados, porque esse é aquele que causa mais constrangimentos”, defendeu Rui Moreira.

Assim, nas recomendações dirigidas ao Governo relativas à VCI, a Câmara do Porto propõe que seja “de imediato vedado o tráfego de veículos pesados de mercadorias na VCI, com exceção daqueles que operem cargas e descargas na cidade do Porto”. A autarquia sugere que estes veículos fiquem isentos de portagens na CREP.

Segundo indica o Porto., e de acordo com os últimos dados, a carga de tráfego na VCI é cerca de sete vezes superior à da Circular Externa (aproximadamente 112.000 veículos/dia versus 17.000 veículos/dia).

Um estudo levado a cabo pela FEUP em 2017, sobre as condições de circulação na VCI, estimava que cerca de 40 mil viagens, que representam cerca de 29 mil veículos, utilizavam-na como via de atravessamento, concentrando-se nos períodos de ponta da manhã e da tarde por se tratarem de viagens pendulares Casa-Trabalho e Casa-Escola.

“Nesse mesmo ano, registaram-se 797 acidentes localizados ao longo da VCI-Porto (extensão aproximada de 11,4 quilómetros), o que corresponde a uma média de 2,2 acidentes por dia, valor este que se tem mantido nos últimos anos e que corresponde a cerca de 22% do total de acidentes na cidade do Porto”, indicava a proposta de Rui Moreira, segundo o Porto..

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