“Luz para a noite do Porto”, assim se intitula o programa delineado pela Câmara Municipal do Porto para ajudar os bares e discotecas sediados no concelho, que enfrentam desde março de 2020 uma situação “dramática”. A proposta será debatida na próxima reunião do executivo municipal, agendada para segunda-feira, 6 de setembro.
Em causa está um apoio total de 600 mil euros, que será distribuído até um máximo de 50 mil euros, por cada estabelecimento, selecionado de acordo com uma avaliação realizada por um júri criado para o efeito.
Além de considerar urgente “implementar medidas que minimizem o impacto económico no setor da animação noturna”, a autarquia liderada por Rui Moreira destaca também a necessidade de “reforçar as medidas de proteção já adotadas pelo município, levando mais longe o seu apoio ao tecido comercial e económico da cidade”.
O programa “Luz para a noite do Porto” destina-se aos bares e discotecas sediados no concelho que tiveram que encerrar a atividade “por imposição legal, em virtude da pandemia”.
Segundo avança o Jornal de Notícias, para se candidatarem a este apoio, os estabelecimentos devem ter “CAE de bar e/ou discoteca e situação regularizada na Segurança Social, nas Finanças e junto da Câmara do Porto”, “um plano de atividades nas áreas da música gravada ou ao vivo, de dança ou poesia, entre outras artes” antes do período pandémico e apresentar ainda “uma proposta de programação cultural a ser desenvolvida até 31 de dezembro”, data em que termina a vigência do programa.