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Porto investe perto de 1,5 milhões de euros na manutenção de túneis e passagens inferiores

Porto investe perto de 1,5 milhões de euros na manutenção de túneis e passagens inferiores

A Câmara do Porto vai lançar um concurso público para a aquisição de serviços de manutenção e assistência técnica a 15 “obras de arte”, assim designados os túneis e passagens inferiores. O procedimento foi dividido em cinco lotes distintos e os contratos a celebrar podem vigorar por um período máximo de 36 meses (três anos).

São seis os túneis a intervencionar: Túnel dos Almadas (mais conhecido como Túnel de Ceuta), os túneis das Antas, Túnel de Goelas de Pau (localizado entre a Avenida de Fernão de Magalhães e a Praça das Flores), o Túnel de Faria Guimarães, o Túnel da Ribeira e os túneis do Campo Alegre. Segundo avança a autarquia, o investimento total ronda os 1,5 milhões de euros (valor com IVA).

De acordo com a proposta, assinada pela vereadora dos Transportes, Cristina Pimentel, que será votada na reunião do Executivo Municipal de segunda-feira, o concurso público internacional visa dar resposta à “necessidade de contratualização de serviços especializados que garantam a operacionalidade técnica e de segurança das infraestruturas e equipamentos das Obras de Artes”.

Devido “a ações ambientais, da atividade e do funcionamento”, os túneis, as passagens inferiores e as passagens pedonais “estão sujeitos a um processo de deterioração elevado”, explica o documento, acrescentando que cada uma destas infraestruturas é constituída “por diversos elementos construtivos, equipamentos e bens”, com especificidades muito próprias, que necessitam também elas de um elevado nível de especialização no seu acompanhamento.

Além disso, “para que uma infraestrutura apresente num bom nível de satisfação é necessário que todos os seus Elementos Fonte de Manutenção (EFM) sejam mantidos nas melhores condições de desempenho”, indica a proposta.

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Por tudo isto, “importa que os elementos fonte de manutenção sejam objeto de ações programadas ao longo da sua vida útil, nomeadamente: inspeções, limpezas, ações preventivas, ações proactivas, substituições, correções de anomalias resultantes quer da sua execução, quer da função que desempenha”.

O contrato com o Município do Porto poderá vigorar por um período máximo de 36 meses (três anos) sendo que o procedimento foi dividido em cinco lotes distintos, “podendo dar origem a diferentes vencedores, num processo que envolve a avaliação de um júri”.

O lote 1 contempla o Túnel dos Almadas, no valor aproximado de 241 mil euros. O lote 2, referente aos túneis das Antas, dispõe de uma verba de cerca de 279 mil euros. No lote 3, que engloba o Túnel de Goelas de Pau e o Túnel de Faria Guimarães, o investimento previsto ronda os 241 mil euros. Para o lote 4, que envolve o Túnel da Ribeira e os túneis do Campo Alegre, a autarquia atribuiu um valor associado de 205 mil euros. O lote 5 reúne diferentes passagens inferiores e pedonais, com um custo estimado acima dos 239 mil euros.

Foto: Filipa Brito | CM Porto

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