PUB
CMPorto

Câmara do Porto apoia 4.810 atletas de 40 clubes da cidade

Câmara do Porto apoia 4.810 atletas de 40 clubes da cidade

A medida, que representa um investimento da autarquia portuense de 105.646 euros, assegura o pagamento integral das inscrições aos atletas integrados nos escalões de formação, de 16 modalidades.

Os contratos-programa, assinados terça-feira nos Paços do Concelho, abrangem este ano 4.810 atletas (menos 63 do que no anterior), de 40 clubes da cidade (mais três do que em 2019), e representam “a renovação do compromisso da Câmara do Porto para com o desporto jovem, pelo segundo ano consecutivo”, escreve o portal de notícias da autarquia.

Fica assim assegurado o pagamento integral das inscrições aos atletas integrados nos escalões de formação de 16 modalidades: andebol, atletismo, basquetebol, futebol e futsal, ginástica, hóquei em patins, natação, polo aquático e natação artística, patinagem e patinagem de velocidade, rugby, ténis, voleibol e, pela primeira vez, o surf.

Segundo indica o Porto., o basquetebol é a modalidade que regista maior número de atletas na formação (826), seguindo-se o ténis e a ginástica (ambos com 670 atletas) e o andebol (536).

Face a 2019, o ténis e o rugby foram as modalidades que mais cresceram em número de atletas (32% e 15%, respetivamente).  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto, em representação do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou que, a partir do próximo ano, “o Município vai antecipar o pagamento das inscrições, passando a celebrar estes contratos de desenvolvimento desportivo a cada três meses, dando assim o melhor seguimento a uma sugestão que as próprias associações desportivas nos fizeram chegar”.

A também presidente do conselho de administração da Ágora – empresa municipal que irá operacionalizar estes contratos -, deu ainda nota que o Município vai continuar a trabalhar “afincadamente” na reabilitação e ampliação do seu parque desportivo, investindo não só na recuperação e modernização da rede municipal de piscinas, pavilhões e grandes campos, como também lançando um ambicioso conjunto de investimentos para a ampliação do nosso parque desportivo.

De referir que, para as infraestruturas, o orçamento municipal para 2021 prevê o investimento de 11 milhões de euros em obras como a ampliação do Parque Desportivo de Ramalde/Inatel e do recinto Skate Park, a construção de dois novos campos municipais (Outeiro e Justino Teixeira) e de um edifício de apoio à área desportiva no Parque da Cidade, bem como a instalação de um conjunto de equipamentos desportivos em 18 jardins e espaços verdes da cidade.

 “Ao fazermos isto, estaremos a dar mais um passo importante na construção de uma cidade cada vez mais aberta ao desporto, com cada vez mais possibilidades de acesso às suas infraestruturas desportivas e cada vez com mais praticantes”, rematou Catarina Araújo.

Foto: Filipa Brito | CM Porto

PUBLICIDADE
PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem