Os interessados em concorrerem ao concurso municipal que premeia as melhores montras alusivas ao São João podem candidatar-se já a partir desta terça-feira, 21 de maio. Com esta iniciativa, salienta a Câmara Municipal do Porto no seu portal de notícias, pretende-se “impulsionar o envolvimento do comércio local na tradição cultural da cidade, dinamizar o setor através da promoção de manifestações artísticas e estimular o espírito criativo”.
Os três primeiros classificados serão premiados com 2250, 1750 e 1250 euros, por ordem de classificação, além de receberem, também, um troféu do Município do Porto. No texto publicado pela autarquia, lê-se, ainda, que “sob recomendação do júri”, poderão ser atribuídas “menções honrosas aos concorrentes classificados entre o 4.º e o 10.º lugar”. Caso a proposta integre princípios como o “compromisso com a proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição e o uso sustentável de recursos” é, também, entregue a atribuição do título “Montra Amiga do Ambiente”.
A participação no concurso é exclusiva a lojas com atividade no Porto, abertas ao público e com montras visíveis, sendo que podem ser submetidas diferentes candidaturas, desde que sejam respeitados os critérios de “utilização de elementos decorativos diferenciados para cada montra a concurso” e seja feita a “formalização de uma candidatura por cada montra”.
As candidaturas para a edição 2019 podem ser entregues até ao dia 3 de junho.