A partir de setembro, pessoas imigrantes a viver em Matosinhos vão poder ter formação gratuita em língua portuguesa e hotelaria, adquirir competências ao nível de empregabilidade e aprender como é viver em Portugal, anunciou a Câmara Municipal de Matosinhos.
Inseridas no Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Matosinhos, estas ações destinam-se a pessoas nacionais de países terceiros, com idade igual ou superior a 18 anos, residentes no concelho de Matosinhos, e portadoras de documento comprovativo de situação regular ou em processo de regularização.
A ação de formação de “Hotelaria” terá uma carga horária de 100 horas e a de “Competências de Empregabilidade” e “Viver em Portugal” de 10 e seis horas, respetivamente. Já a de Português para Pessoas Estrangeiras (PPE) contará com 50 horas.
Dados de 2018 revelam a existência de 3.743 pessoas no concelho nascidas em países estrangeiros, das quais se destaca as provenientes do Brasil (1.743), China (267) e Ucrânia (143).
Recorde-se que o Plano Municipal para a Integração de Migrantes visa dotar Matosinhos de condições que garantam o acompanhamento próximo e humano de pessoas migrantes assim como a sua correta integração social e, por isso, define “áreas prioritárias de intervenção”. Estas apresentam-se como sendo, por um lado, “as mais determinantes para a criação de um clima social favorável à integração da população migrante” e, por outro, “aquelas onde se encontram os maiores obstáculos a essa mesma integração”, nomeadamente o mercado de trabalho, empreendedorismo, formação, educação, língua, saúde, solidariedade, respostas sociais, cidadania, entre outros.
A construção deste plano contou com o envolvimento de várias entidades parceiras, nomeadamente a Associação Mais Brasil (entretanto extinta), a Amizade Associação (Associação Imigrantes Países de Leste), a Liga dos Chineses em Portugal, o Espaço T, o Centro Comunitário S. Cirilo, a Associação Cultural Luso-Chinesa, a Obra do Padre Grilo, o Lar de Sant’Ana, o Centro Social e Paroquial do Padrão da Légua, a ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, o Centro de Emprego de Matosinhos e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos.
Os interessados em participar neste programa, devem enviar a sua inscrição para o seguinte endereço [email protected].