
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia serve, por dia, cerca de 650 almoços a alunos do Escalão A da Ação Social Escolar, a estudantes em acolhimento nas escolas (filhos de trabalhadores de serviços essenciais) e a pessoas/famílias infetadas, ou não, que estejam impossibilitadas de sair ou de garantir a sua alimentação.
No total, indica a autarquia, desde 25 de janeiro, foram já servidos perto de 19 mil almoços.
Começaram por ser servidas, diariamente, cerca de 300 refeições mas o número “entretanto, mais do que duplicou”: neste momento, são servidas cerca de 650, sendo que mais de quinhentos almoços destinam-se a crianças e perto de uma centena a adultos.
Além dos almoços, são ainda fornecidos cerca de oitenta lanches diários.
Esta “importante ajuda às famílias” é preparada diariamente, exceto ao fim de semana, nas cantinas das escolas EB dos Carvalhos e de Vila d’Este, sendo depois distribuídas as refeições por cerca de vinte estabelecimentos escolares de Gaia e ao domicílio.
Representando um investimento de cerca de 40 mil euros, este é um dos apoios que a Câmara Municipal de Gaia implementou neste novo confinamento do país, integrando o conjunto de medidas que haviam sido asseguradas também em 2020.