CMPorto

Câmara de Gaia distribui “roteiro” de práticas e protocolo de intervenção por 32 mil alunos

Câmara de Gaia distribui “roteiro” de práticas e protocolo de intervenção por 32 mil alunos

Os alunos dos jardins de infância, do 1.º ciclo e secundário das escolas de Vila Nova de Gaia vão receber, no próximo ano letivo, um “roteiro” de boas práticas com protocolo de intervenção, revelou a Câmara Municipal, adiantando que a medida em causa, consequente da pandemia de covid-19, vai abranger um total de 32 mil alunos. 

De acordo com o município, existirão “diferentes intervenções de acordo com os ciclos a que cada aluno está associado”, estando reservado para os cerca de 15 mil alunos do 1.º ciclo, além do roteiro, um kit com gel desinfetante e um spray para os sapatos. “Isto porque nem todas as escolas conseguirão assegurar o modelo de troca de sapatos das crianças à entrada. O objetivo é reduzir ao máximo o risco de contágios e criar dinâmicas de segurança e desinfeção”, assinalou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia, citado em nota divulgada. 

O roteiro terá descritas “as medidas de prevenção da covid-19 e serviços disponíveis, como é o caso da distribuição de pequeno almoço e lanches gratuitos”. Para estes alunos, assim como para os dos jardins de infância, estará também disponível um manual que explica o “protocolo de intervenção em casos de febre, por exemplo”. 

Por sua vez, nas escolas secundárias será igualmente feita a distribuição do roteiro, revelando o autarca que está também a ser preparado, em conjunto com os agrupamentos, “quer a sinalética, quer a distribuição de acrílicos pagos pela autarquia para as secretárias de dois lugares”. 

Segundo a nota, publicada na página oficial da Câmara de Gaia, o mobiliário para os vários graus de ensino será entregue de acordo com as “prioridades e necessidades”. O custo do mobiliário para estas escolas é de 600 mil euros, enquanto um outro lote, destinado aos jardins de infância e 1.º ciclo terá um custo de 1,5 milhões de euros. 

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.