PUB
PD- Literatura Infantil

Câmara e ESAD querem transformar Matosinhos numa capital do design

Câmara e ESAD querem transformar Matosinhos numa capital do design

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A Câmara de Matosinhos vai ceder à Escola Superior de Arte e Design (ESAD) a gestão dos espaços municipais onde estão instaladas a Quadra-Incubadora de Design e a Quadra-Investigação de Design.

A cerimónia de assinatura dos dois protocolos terá lugar esta sexta-feira, pelas 12h, no espaço Quadra-Investigação.
A ESAD ficará então responsável pela gestão da incubadora de design, a funcionar no Mercado Municipal de Matosinhos há mais de um ano, e do espaço destinado à investigação, sendo este último cedido em regime de comodato. Os contratos serão válidos até ao final do atual mandato autárquico, podendo ser renovados por períodos de um ano caso se mantenha o interesse das partes.
Em comunicado, a autarquia recorda que o investimento nestes dois equipamentos ascende a cerca de 1,5 milhões de euros, comparticipados pelo QREN a 85%, “integrando-se na estratégia municipal de transformar Matosinhos numa capital criativa na área do design, beneficiando da presença da maior escola portuguesa de design no concelho”.
A cidade de Matosinhos tem vindo a acolher um conjunto de importantes exposições que integram a programação do Ano do Design Português. Em novembro, Matosinhos irá também ser palco de uma extensão da prestigiada Experimenta Design, evento que em oito edições, só por uma vez saiu de Lisboa, realizando-se em Amesterdão.
O novo espaço Quadra-Investigação ocupa os antigos edifícios da Caixa Geral de Depósitos e da Casa de Crédito e Previdência, situados entre as ruas de Brito Capelo e de França Júnior. O equipamento, cujas obras de transformação ficaram recentemente concluídas, inclui área de exposições, espaços dedicados à formação e investigação, uma residência destinada ao acolhimento de artistas (três quartos e um pequeno apartamento), uma “concept store” e uma cafetaria que funcionará em articulação com um pátio interior e que deverá ser aberta à cidade.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer