CIN - VinylMatt

Câmara do Porto vai apoiar reparação e conservação do órgão de tubos da Igreja da Lapa

Câmara do Porto vai apoiar reparação e conservação do órgão de tubos da Igreja da Lapa

A Câmara Municipal do Porto aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, apoiar a Irmandade da Nossa Senhora da Lapa com as obras de “reparação e conservação” do órgão de tubos da Igreja da Lapa, com uma verba máxima de 80 mil euros.

Trata-se do “maior órgão de tubos da cidade do Porto”, protagonista de “vários concertos e ciclos musicais, com a participação de organistas de renome nacional”, como descreveu Rui Moreira, na proposta levada a discussão na reunião do executivo.

“É um monumental órgão para repertório de música sinfónica e foi o primeiro em Portugal deste género”, lê-se ainda no documento, que reforça o interesse da autarquia em “apoiar projetos ligados à cultura e ao património material da cidade”.

Recorde-se que o órgão de tubos da Igreja da Lapa, construído pelo alemão Georg Jann, tem 15 metros de altura, 10,5 metros de largura e cinco metros de profundidade e dispõe de 64 registos, 256 combinações, quatro teclados, 4.500 tubos e um carrilhão de 42 sinos. No total, pesa cerca de 32 toneladas.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes