Philips

Câmara do Porto recebe exposição sobre a vida de D. Pedro IV

Câmara do Porto recebe exposição sobre a vida de D. Pedro IV

A partir do dia 29 de dezembro vai ser possível ver no átrio da Câmara Municipal do Porto a exposição “D. Pedro, a Independência do Brasil e o Porto”. Esta mostra, que surge no âmbito do bicentenário da independência do Brasil, estará disponível para observação até 30 de março do próximo ano.

De acordo com a nota de imprensa, “a exposição pretende evocar o papel de D. Pedro (I do Brasil e IV de Portugal) na independência da nação brasileira, no triunfo da causa liberal, bem como a relação estreita que teve com a cidade do Porto”.

Fazem parte desta mostra cerca de duas centenas de objetos de natureza variada (originais e reproduções), “como quadros a óleo, gravuras, documentos, partituras, uniforme e armamento, moedas, entre outras peças de elevado valor histórico, provenientes de instituições nacionais e estrangeiras”.

O acervo exibido será transversal às diferentes fases e facetas da vida do primeiro imperador do Brasil: «A partida da Corte para o Brasil»; «A Independência do Brasil»; «D. Pedro como Rei e Regente de Portugal»; «D. Pedro na Europa e nos Açores»; «O Cerco do Porto»; «D. Pedro – o Homem»; «O Regresso ao Porto» e «O Símbolo».

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem