PUB
Philips S9000

Câmara do Porto quer reabilitar Biblioteca Pública

Câmara do Porto quer reabilitar Biblioteca Pública

A intervenção, que prevê uma “ampliação”, será realizada ao longo dos próximos três anos. O projeto é da autoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura.

A Câmara do Porto quer reabilitar a Biblioteca Pública Municipal nos próximos três anos, num investimento superior a dez milhões de euros, avança o jornal Público. Este é um dos investimentos que consta no Orçamento de 2019, que deverá ser aprovado na reunião do executivo de terça-feira. Segundo o portal de notícias da autarquia, “são 293 milhões de euros que a Câmara do Porto inscreve em orçamento para o próximo ano, registando-se um valor crescente de investimento público”.

O projeto de reabilitação da Biblioteca Pública Municipal será entregue ao arquiteto Eduardo Souto de Moura, responsável já pela intervenção no edifício situado junto ao Jardim de S. Lázaro no início da década de 1990, com a criação da sala infanto-juvenil.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De recordar que o autarca portuense, Rui Moreira, queria que Souto de Moura pudesse continuar o trabalho a que já se dedicara, mas aguardava ainda por um parecer jurídico que indicasse que a câmara poderia adjudicar diretamente o projeto, sem necessidade de avançar para um concurso público. Fonte da assessoria de imprensa confirmou ao jornal Público que o parecer jurídico entretanto pedido permitiu ao município “confirmar a possibilidade legal de adjudicar a reabilitação ao arquiteto, considerando-se a existência da autoria prévia de um projeto para o local, bem como anteriores intervenções já por si realizadas no mesmo edifício”.

A intervenção prevê uma “ampliação”, conseguida com a construção de, pelo menos, um novo edifício. Segundo o jornal Público, a última versão do projeto de Souto de Moura implicava a transferência de todas as partes técnicas da biblioteca para a zona da cobertura, uma maior abertura do rés do chão como espaço de leitura e a manutenção do claustro do antigo convento aberto.

Segundo os documentos que acompanham a proposta de Orçamento, o investimento na biblioteca será de 888 mil euros já em 2019, passando para 4,5 milhões de euros em 2020 e cinco milhões em 2021. A obra estará sob a alçada da GO Porto – Empresa de Gestão de Obras Públicas, entidade responsável pelas maiores empreitadas municipais da cidade nos próximos anos, nomeadamente a renovação do Mercado do Bolhão, a devolução à cidade do Cinema Batalha, bem como a construção do Terminal Intermodal de Campanhã.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/festas-felizes-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=1123-sabebem76&utm_campaign=sabebem