Sogrape

Câmara do Porto interessada em apoiar reparação do órgão de tubos da Igreja da Lapa

Câmara do Porto interessada em apoiar reparação do órgão de tubos da Igreja da Lapa

A Câmara Municipal do Porto debate na próxima reunião do executivo, agendada para segunda-feira, 16 de maio, um apoio financeiro no valor de 80 mil euros para apoiar a Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa nas “obras de reparação e conservação do órgão de tubos” da Igreja da Lapa.

Em causa, segundo descreve o presidente da autarquia, Rui Moreira, está o “maior órgão de tubos da cidade do Porto”, que está a “necessitar de obras de reparação e conservação”.

Tendo em conta a importância e relevância do órgão, construído pelo alemão Georg Jann, o município “tem todo o interesse em apoiar projetos ligados à cultura e ao património material da cidade” e, em particular, a reparação do mesmo. “É um monumental órgão para repertório de música sinfónica e foi o primeiro em Portugal deste género”, lê-se na proposta.

De referir que o órgão de tubos da Igreja da Lapa tem 15 metros de altura, 10,5 metros de largura e cinco metros de profundidade e dispõe de 64 registos, 256 combinações, quatro teclados, 4.500 tubos e um carrilhão de 42 sinos. No total, pesa cerca de 32 toneladas.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=052022-postadecorvina&utm_campaign=sabordomes

Viva! no Instagram. Siga-nos.