Os últimos dias têm sido de bastante agitação, atendendo aos acontecimentos recentes entre israelitas e palestinianos. Recorde-se que no sábado, dia 7 de outubro, o Hamas, grupo islâmico pró-Palestina, bombardeou Israel, num dos maiores massacres que há registo, onde o número de mortos já ronda os 2000.
Em solidariedade com todos aqueles que sofreram com este ataque terrorista, a Câmara do Porto decidiu iluminar a fachada do edifício com as cores alusivas à bandeira dos israelitas. Tal como refere o Porto Canal, o pedido foi feito pela embaixada de Israel em Portugal.
As luzes voltar-se-ão a acender esta quarta e quinta-feira, dias 11 e 12 de outubro, sendo que o horário continuará a ser o mesmo. Posto isto, o edifício camarário iluminar-se-á em tons de azul e branco, a partir das 20 horas.
Num conflito que tem feito “correr bastante tinta” por todo o mundo, os habitantes da Invicta também não se mostraram indiferentes com os trágicos acontecimentos que provocaram milhares de mortos e de feridos. Dessa forma, o início da noite de terça-feira, 10 de outubro, ficou marcado pela presença de dezenas de pessoas em frente à Câmara do Porto.
Algumas delas erguiam cartazes com pequenas frases alusivas ao verdadeiro cenário de terror que se tem vivido em terras israelitas. Mensagens como “Free Hostages” (Libertem os reféns) ou “They Just Wanted to Dance” (Eles só queriam dançar) foram passadas, numa alusão ao ataque do Hamas, no festival Supernova (via Porto Canal).
Para além disso, e de acordo com a mesma fonte de informação, num momento emotivo, fez-se ouvir o hino de Israel, num cenário iluminado pela luz das velas.
Foto: Guilherme Costa Oliveira