PUB
Recheio 2024 Profissional

Câmara do Porto homenageia rainha Isabel II com fotografias especiais

Câmara do Porto homenageia rainha Isabel II com fotografias especiais

Até terça-feira, 20 de setembro, quem passar pela Câmara Municipal do Porto vai ser surpreendido com a apresentação de duas imagens únicas da rainha Isabel II, na fachada principal do edifício, referentes às visitas oficiais que realizou à cidade, em 1957 e 1985.

Trata-se de uma homenagem da autarquia liderada por Rui Moreira à monarca, que reinou durante 70 anos, e cujo funeral acontece esta segunda-feira, depois de 10 dias de cerimónias fúnebres.

“A rainha visitou oficialmente o Porto, com o príncipe Filipe, a 21 de fevereiro de 1957 e 29 de março de 1985”, recorda o município, sublinhando que as fotografias apresentadas, do Arquivo Municipal do Porto, foram “escolhidas para prestar tributo à especial relação entre o Porto e o Reino Unido”.

Note-se que foi em 21 de fevereiro de 1957, na altura com 30 anos, que a rainha Isabel II, acompanhada pelo duque de Edimburgo, passou pela cidade portuense, numa visita rápida, mas marcante. Almoçou no Palácio da Bolsa e visitou a Feitoria Inglesa do Porto, tendo sido recebida “de forma calorosa pelos portuenses, que se juntaram em massa nas ruas do centro histórico, para verem os monarcas”.

No mesmo dia, escreve a Câmara Municipal do Porto, Isabel II e o Duque de Edimburgo regressaram a Londres, tendo seguido para o aeroporto pela Foz do Porto e Matosinhos.

A segunda visita oficial à Invicta aconteceu 28 anos depois, em 29 de março de 1985, altura em que a rainha foi distinguida pelo município, recebendo as chaves da cidade. “Passando por um longo tapete de flores, Isabel II assistiu ainda a um desfile de barcos rabelos na ribeira portuense, almoçou na Casa do Infante e visitou a exposição «Os Ingleses e o Porto», no Palácio da Bolsa. O casal real foi acompanhado pelo Presidente da República, Ramalho Eanes, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Jaime Gama, e pelo então presidente da Câmara Municipal do Porto, Paulo Vallada”, refere nota de imprensa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo o município, a rainha Isabel II e o príncipe Filipe mostraram-se afáveis perante a multidão que os aplaudia, enquanto, mais uma vez, o Porto os recebia com entusiasmo.

“Ao incluir o Porto no programa das duas visitas a Portugal, Isabel II quis dar destaque à relação especial da cidade com o Reino Unido. O comércio de vinhos do Douro, a partir do século XVIII, motivou a instalação no Porto de uma importante comunidade britânica (…) A comunidade britânica ganhou raízes na cidade, e teve uma influência que ainda hoje se sente na vida económica, social, política e cultural do Porto. Os ingleses e seus descendentes têm uma forte presença em setores estratégicos da cidade, como os vinhos, turismo ou imobiliário”, lembra ainda.

Isabel II faleceu a 8 de setembro, no Castelo de Balmoral, na Escócia, com 96 anos de idade.

Recorde, aqui, todos os pormenores da visita da rainha ao Porto.

Fotos: Arquivo Histórico do Porto

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem