PD - Prémio de Literatura Infantil

Câmara do Porto doa cães à polícia para ajudar na “missão de salvamento”

Câmara do Porto doa cães à polícia para ajudar na “missão de salvamento”

Na última terça-feira, a Câmara Municipal do Porto procedeu à doação de oito cães à Unidade Especial de Polícia – Grupo Operacional Cinotécnico da Polícia de Segurança Pública do Porto e da Unidade Cinotécnica Municipal.

O momento solene, que Rui Moreira descreveu como “particularmente bonito”, aconteceu no Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) do município, através de um protocolo com a autarquia.

Com uma linhagem de trabalho de pastores alemães, os oito cães – cinco fêmeas e três machos – irão contribuir “para a segurança da Área Metropolitana do Porto”, sublinhou o comandante da Unidade Especial de Polícia da PSP, superintendente-chefe Paulo Lucas, presente na cerimónia.

“A Nina e a Maria, as duas cadelas que ficam na unidade municipal, são as únicas que já têm nome e já são capazes de seguir algumas indicações dos treinadores e manter-se em formatura. Nos seis que vão reforçar a resposta da PSP a energia está no auge e, por enquanto, ainda só pensam em brincar e disputar a ração até ao fim. Mas esta é a idade ideal para começarem a ser treinados para missões de maior responsabilidade”, lê-se no comunicado divulgado pelo município.

Tendo em conta o “leque de competências e atribuições diversificados” da PSP, os cães serão treinados para “atividades de deteção de produtos estupefacientes ou manutenção de ordem pública”, avançou o subintendente da Polícia Municipal, Afonso Sousa, acrescentando ainda que será feita uma “avaliação casuística dos animais” de forma a perceber “qual é a [sua] maior vocação”.

Para o presidente da Câmara Municipal, a doação dos cães representa um novo sinal “daquele que tem sido o empenho [do executivo municipal] na relação com a PSP, por quem temos grande respeito pelo trabalho que desempenha”.

A cerimónia contou também com a presença do comandante da Polícia Municipal, intendente António Leitão da Silva, da comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, superintendente Paula Peneda, do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, e das vereadoras Catarina Araújo e Cristina Pimentel.

Fotografia: CM Porto

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/natal-a-mesa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=181121-sabebem64&utm_campaign=sabebem

Viva! no Instagram. Siga-nos.