A Câmara Municipal do Porto foi galardoada com o Prémio Nacional de Contratação Pública Sustentável e Inovadora, na categoria relativa à Aquisição de Serviços de Cantinas e de Vending.
Segundo o portal de noticias do município, o júri do prémio, atribuído pela Associação Portuguesa dos Mercados Públicos (APMEP), considerou “a dimensão inovadora deste procedimento municipal, que reduz o risco para o adjudicatário, inclui critérios de sustentabilidade ambiental e, também, sustentabilidade social, uma vez que oferece alimentação saudável à população escolar, cofinanciada parcial ou totalmente” pela autarquia.
Referir que a APMEP promove este prémio como forma de “distinguir boas práticas em contratação pública”, tendo em conta as políticas públicas internacionais, “que têm vindo a dar especial prioridade à prossecução dos objetivos de sustentabilidade e de inovação”.
“A prática tradicional da contratação pública em Portugal é, ainda, muito marcada pela adoção do critério de adjudicação baseado no menor preço e pela não consideração de requisitos ou de outros critérios associados à inovação e à sustentabilidade”, pode ler-se ainda na plataforma.