Revista Sabe Bem (Setembro/Outubro) - PD

Câmara do Porto ativa plano de contingência para vaga de frio

Câmara do Porto ativa plano de contingência para vaga de frio

A Câmara Municipal do Porto ativou o Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, devido à previsão de baixas temperaturas previstas para os primeiros dias de janeiro.

“Tendo em conta que as temperaturas mínimas previsivelmente irão situar-se abaixo dos 3ºC, durante pelo menos três dias consecutivos, a partir de dia 1 de janeiro de 2021, a Câmara do Porto colocou em marcha medidas extraordinárias para valer à população em situação de sem-abrigo”, lê-se no comunicado avançado pela autarquia, que revela que a decisão em causa foi tomada na sequência de uma reunião extraordinária do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo Porto (NPISA), tendo em consideração a necessidade de rastreio da população que pretenda ir para o Centro de Acolhimento de Emergência covid-19.

Segundo o município, está preparada a distribuição de cobertores, alimentação e bebidas quentes assim como o acolhimento das pessoas quer no Centro de Acolhimento como na Estação de Metro dos Aliados, que se vai manter aberta, entre as 21h00 e as 08h00, com esta finalidade.

“Em paralelo, será feito um esforço junto das estruturas de acolhimento para aumentar a capacidade de receber as pessoas que o desejarem, caso venha a ser necessário, nomeadamente junto dos Albergues Noturnos do Porto, Norte Vida, Misericórdia e AMI”, indica.

O transporte necessário, no âmbito do Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo – Vaga de Frio 2020/2021, durante os dias em que este se mantiver ativo, será efetuado por duas equipas multidisciplinares.

A operação conta também com o apoio do Departamento de Coesão Social, a Segurança Social, a Polícia Municipal, a Proteção Civil Municipal, o BSB, a Médicos do Mundo e outras ONG, responsáveis por sensibilizar as pessoas em situação de sem-abrigo a integrar o Centro de Acolhimento.

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz