
Há um prédio situado na Rua dos Caldeireiros, no Porto, que será transformado para integrar o programa municipal Porto com Sentido. O prédio em questão será “pioneiro”, na medida em que é o primeiro edifício privado a assinar um contrato “Built to Rent” com a autarquia.
Conforme explica a Câmara do Porto, no seu site de notícias oficial, “esta iniciativa permite que um proprietário privado disponibilize o seu edifício ao Município, através de uma promessa de arrendamento, para ser subarrendado a preços acessíveis”.
Assim, pretende-se reforçar a oferta de habitação acessível na cidade. Após a reabilitação, os apartamentos serão subarrendados a preços controlados, tal como refere o município, a propósito deste novo projeto.
O imóvel em questão tem cinco andares e é composto exclusivamente por apartamentos da tipologia T2, com áreas que variam entre os 77m² e os 96m². As obras estão projetadas para durar até três anos.
O acordo foi assinado pelo vereador da Habitação e presidente da Porto Vivo, SRU, Pedro Baganha. No total, serão adicionadas oito novas frações ao mercado de arrendamento acessível, contribuindo-se assim para uma diversificação e ampliação das opções habitacionais para a classe média.
Este modelo de colaboração entre a Câmara Municipal e proprietários privados pretende tornar o custo da habitação mais equilibrado, de forma a promover um maior acesso a casas com valores ajustados aos rendimentos dos cidadãos.