PUB
Recheio 2024 Profissional

Câmara do Porto apresenta “em detalhe” avanço das obras do Bolhão

Câmara do Porto apresenta “em detalhe” avanço das obras do Bolhão

A Câmara Municipal do Porto emitiu este fim de semana um comunicado onde sublinha que “a obra de relojoaria do Mercado do Bolhão prossegue com todos os ponteiros acertados para a sua reabertura na segunda metade do ano”. 

Entre os vários trabalhos finalizados, destaque para a obra do túnel, com entrada pela Rua do Ateneu Comercial do Porto, que já se encontra concluída. “Um caminho a percorrer ao longo de 120 metros de percurso, sustentados por 750 toneladas de aço e 3.500 m3 de betão, que se desenvolve a 10 metros à cota inferior dos arruamentos da Formosa e de Alexandre Braga”. Também as fachadas já estão restauradas e a cobertura remodelada. 

Na tela gigante, que envolve o quarteirão do mercado, estão visíveis os rostos e nomes familiares da marca Bolhão, naquela que é uma homenagem a todos os comerciantes e pretende passar a mensagem de que “que o regresso à casa-mãe está mais próximo”. 

No seu interior, os trabalhos “desenrolam-se ao nível do terrado e debaixo dele”. “À superfície, impermeabiliza-se a laje, colocam-se os pilares para as bancas, prepara-se o pavimento”, enquanto se constrói também uma cave “em terreno outrora pantanoso”, considerada “a grande novidade da obra de restauro e modernização do Mercado do Bolhão”. 

“Vai ocupar o miolo do edifício com câmaras frigoríficas, armazéns, produção de gelo, e com espaço destinado às cargas e descargas”, adianta o município, assinalando que contemplará ainda uma zona de balneários e outra de separação e tratamento dos resíduos.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Depois de algumas vicissitudes nos trabalhos na cave, nomeadamente no que respeita ao método construtivo, a solução passou por fazer a contenção através de centenas de estacas ao longo de todo o perímetro do terrado, permitindo concretizar a escavação a dois metros de altura, e avançar com a construção da laje à superfície, explicou Cátia Meirinhos, administradora executiva da empresa municipal GO Porto, gestora da empreitada, citada no Porto.. 

No que respeita ao passadiço central, com a nova ligação direta entre as ruas de Sá da Bandeira e de Alexandre Braga, a autarquia refere que já foi colocado. “As lajes da galeria superior, somente as que foram demolidas por não terem condições para serem preservadas, estão a ser reconstruídas integralmente seguindo o desenho original”, enquanto há trabalhos de carpintaria em curso por todo o mercado, nomeadamente no revestimento com azulejos e nas lojas exteriores, onde se testam protótipos de toldo. 

Na mesma nota, a Câmara Municipal, liderada por Rui Moreira, avança ainda que a cobertura do Bolhão, com uma área total superior a 5.500 m2, foi toda remodelada e que o reboco original da fachada foi “cuidadosamente recuperado”. “Está à vista, até mesmo nos portões, a pintura original do mercado, que se tinha perdido entre sobreposições de cor ao longo de décadas”, refere. 

Recorde-se que a obra de restauro do Mercado do Bolhão, orçada em cerca de 22,3 milhões de euros, está a ser realizada pela ACE – Lúcios & ACA, vencedora do concurso público internacional lançado pela autarquia. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem