A Câmara Municipal de Santo Tirso vai assumir, até ao final do ano letivo, o transporte dos alunos para as escolas secundárias D. Afonso Henriques, em Vila das Aves, D. Dinis e Tomás Pelayo, que esta segunda-feira retomaram as aulas presenciais do 11.º e 12.º anos.
De acordo com Alberto Costa, presidente da autarquia, a iniciativa surgiu depois de se ter verificado a existência de “constrangimentos por parte dos operadores de transporte que colocavam em causa o regresso à escola”. “Foi entendimento da autarquia passar a assumir este serviço, de forma a garantir que todos os alunos do concelho estão em condições de voltar às aulas presenciais em total segurança”, explicou, citado na nota divulgada pelo município.
Entre as várias medidas de segurança adotadas, “em total conformidade com as recomendações da Direção-Geral da Saúde”, estão a utilização obrigatória do uso de máscara, a lotação de apenas dois terços do total de passageiros e a desinfeção das viaturas no final de cada circuito.
“Em articulação com todos os Agrupamentos de Escolas, avaliámos as necessidades efetivas, caso a caso, e definimos rotas que vão ao encontro das necessidades de todos os que precisam de transporte”, disse ainda o autarca a propósito do transporte dos 293 alunos, que será assegurado por oito miniautocarros e duas carrinhas de nove lugares.
Foto: CM Santo Tirso