Revista Sabe Bem (Setembro/Outubro) - PD

Câmara de Matosinhos lança “A minha merenda” para promover a alimentação saudável

Câmara de Matosinhos lança “A minha merenda” para promover a alimentação saudável

A Câmara Municipal de Matosinhos anunciou esta quarta-feira que vai passar a dar às crianças dos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo, no início do segundo período letivo, uma merenda no intervalo da manhã, constituída por “1 pão de mistura recheado com manteiga (duas vezes por semana), queijo (duas vezes por semana) e compota/marmelada (uma vez por semana)”.

O programa, designado “A Minha Merenda”, surge depois de um estudo levado a cabo pela autarquia para avaliar a qualidade nutricional dos lanches que as crianças levavam para a escola, que concluiu que 39% das crianças com idades entre os 5 e os 9 anos apresentavam excesso de peso ou obesidade. Dessas, 41% são raparigas e 37% são rapazes.

Segundo o comunicado enviado à VIVA!, a avaliação demonstrou ainda que as merendas possuíam “o dobro das calorias, duas vezes mais gordura e três vezes mais sal face ao recomendado, presentes em produtos processados como bolos e sumos”.

Assim, de forma a inverter os números e promover a saúde alimentar, a Câmara Municipal decidiu lançar o programa, gratuito para as crianças que usufruam do escalão A ou B da Ação Social Escolar e com um custo de 0,40€ para as restantes.

“Esta medida vem reforçar a oferta alimentar nas escolas da rede pública do concelho, constituindo uma mais-valia, no âmbito da ação social escolar e apoio às famílias”, destaca a autarquia, recordando que jhá vários anos já tinha implementado a distribuição gratuita de leite e de fruta a todas as crianças dos jardins de infância e das escolas do 1.º ciclo, tendo como objetivo a promoção do consumo de frutas, produtos hortícolas e leite, no âmbito do Regime Escolar.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem