Philips

Câmara de Matosinhos fabrica viseiras de proteção

Câmara de Matosinhos fabrica viseiras de proteção

As viseiras de proteção produzidas pela Câmara Municipal de Matosinhos destinam-se a profissionais de saúde, bombeiros, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), entre outros.

Técnicos da divisão de Cultura e Museus da autarquia de Matosinhos estão a produzir, por semana, cerca de 112 viseiras, suportes para a cabeça na qual são posteriormente aplicados outros materiais como elástico e acetato.

Já a recolha, acondicionamento e entrega do equipamento cabe à Proteção Civil.

A ação conta ainda com o apoio de duas empresas: o apoio ao desenvolvimento e produção pelo maker do projeto em 3D, Nuno Ventura da Fluir/Colido Portugal, e apoio com a doação dos materiais pela Firmo Papéis e Papelarias SA.

Segundo explica a autarquia, “a produção de suportes de viseiras em poliácido lático (PLA) usa um termoplástico biodegradável, mais amigo do meio ambiente do que a maioria dos filamentos de impressoras 3D, pois é feito a partir de recursos renováveis como o amido de milho e a cana-de-açúcar. O projeto em 3D permite impressão única de 4 viseiras em 4 horas, e está alterado de forma a que se possam usar folhas de acetatos A4, tendo cada suporte um custo de 0,30€. Como o acetato é descartável, o suporte da viseira pode ser utilizado várias vezes sem prejuízo da proteção de quem a usa”.

A impressora 3D e os filamentos foram adquiridos em dezembro de 2019 pelo Departamento de Cultura, para a produção de merchandising dos museus municipais e a elaboração de réplicas de peças do acervo artístico da autarquia para exploração táctil por público cego ou amblíope. No entanto, desde dia 29 de março, que tem uma outra função: o combate ao COVID-19, pelo apoio aos profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança.

“Se tem uma impressora 3D, também pode contribuir a imprimir estas peças preciosas e precisas para um momento como este”, apela a autarquia. “O que necessita é de ter uma impressora 3D, filamento de impressão, acetato ou acrílico, o software específico bem como o modelo que irá orientar a máquina para o que deve imprimir”.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef