PUB
Recheio 2024 Institucional

Câmara de Gondomar aprova expropriação dos terrenos do Couto Mineiro de São Pedro da Cova

Câmara de Gondomar aprova expropriação dos terrenos do Couto Mineiro de São Pedro da Cova

Em causa estão 19 hectares de terreno, localizados em São Pedro da Cova, Gondomar, onde foram depositadas, entre 2001 e 2002, milhares de toneladas de resíduos industriais perigosos, provenientes da Siderurgia Nacional.

 “A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, hoje [quarta-feira], com a abstenção do PSD, o pedido de Declaração de Utilidade Pública com Carácter Urgente, tendo em vista a expropriação dos terrenos onde está localizado o Couto Mineiro de São Pedro da Cova”, refere o portal da autarquia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A reabilitação do Couto Mineiro de São Pedro da Cova, incluindo o Cavalete de São Vicente – estrutura construída em 1934 e classificada como Monumento de Interesse Público (MIP) desde 2010 -, poderá agora avançar. A expropriação dos terrenos permitirá ainda proceder ao arranjo e ordenamento de todo o espaço envolvente, “que se tornará uma das entradas de referência para o Parque das Serras do Porto”.

“A proposta aprovada, que representa um esforço financeiro do município superior a 1,5 milhões de euros, é mais um passo para a resolução total deste processo, que conhecerá o seu epílogo no início de 2020 com a remoção das últimas 125 mil toneladas de resíduos, resolvendo de uma vez por todas este grave passivo ambiental e preservando o património histórico ligado às minas de São Pedro da Cova”, remata a autarquia.

PUBLICIDADE
PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem