Tornar o Jardim Soares dos Reis numa “zona mais aprazível para a realização de atividades de lazer, sociais ou culturais, mantendo a identidade histórica, centenária e peculiar do espaço” é o objetivo da Câmara Municipal de Gaia.
Segundo explica a autarquia, devido à sua intensa utilização, o jardim apresenta, atualmente, “várias zonas degradadas, nomeadamente junto ao parque infantil, na envolvente à estátua de Soares dos Reis e em diversos caminhos, desgaste resultante das inúmeras passagens de pessoas em espaço relvado”.
A empreitada de requalificação paisagística, que terá um investimento de cerca de 450 mil euros, vai garantir a separação do abastecimento de água da fonte do abastecimento de água do sistema automático de rega, de forma a evitar as constantes perdas de água e os danos no revestimento relvado.
A intervenção irá ainda alterar a localização do quiosque, remover o parque infantil e a cabine telefónica e será instalado um sanitário público automático. Alguns pavimentos e estruturas construídas, como florestais, lancis, muretes e lajetas, serão demolidos, enquanto parte do mobiliário existente será restaurado.
Os trabalhos vão incluir ainda o transplante de diversos exemplares de vegetação arbórea e arbustiva: serão instalados 32 novos exemplares de árvores e mais de 17 mil exemplares de várias espécies de vegetação arbustiva e herbácea. Será também implementado um sistema de rega automático.
O Jardim Soares dos Reis data de inícios do século XX e, ao longo do tempo, sofreu diversas obras de requalificação e melhoramento do espaço, “sempre com o objetivo de o tornar mais agradável e adaptado às necessidades e exigências dos utilizadores”, salienta a autarquia que pretende, com esta requalificação,”dar uma nova cara a este espaço, mantendo a tipologia de uso e melhorando-o a todos os níveis”.
Foto: CM Gaia