
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia pretende implementar um balcão de inclusão, com o intuito de “prestar às pessoas com deficiência/incapacidade um atendimento especializado”.
A proposta surge em colaboração com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. e vai ser votada na próxima reunião do executivo, agendada para segunda-feira, 18 de julho.
Em comunicado, a autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues explica que pretende apresentar a este público-alvo “informação global e integrada sobre os seus direitos e benefícios e recursos existentes, nomeadamente prestações e respostas sociais, emprego e formação profissional, produtos de apoio/ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades e transportes, intervenção precoce e educação, apoiando-as na procura das soluções mais adequadas à sua situação concreta”.
Para que isso seja possível, o município de Gaia vai “afetar um espaço no local de atendimento ao público” dotado de “condições de acessibilidade para estes utentes”. O espaço em causa estará também equipado com “meios informáticos adequados para acesso à Internet e utilização de bases de dados informativas”.
Adicionalmente, acrescenta a nota divulgada, irá afetar também um técnico municipal, a tempo integral ou parcial, assegurar a divulgação local do serviço e garantir o preenchimento do formulário online para registo de dados de atendimento.