Depois de, no último ano letivo, ter procedido à atribuição de cheques-oferta para material escolar a todos os alunos de todos os graus e tipos de ensino de Vila Nova de Gaia, a Câmara Municipal anunciou que vai manter o apoio em causa durante o próximo ano letivo.
De acordo com a autarquia, será atribuído um valor de 30 euros por aluno para o 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo do ensino básico, 40 euros para o 3.º e 4º anos do 1.º ciclo do ensino básico, 45 euros para o 2.º ciclo do ensino básico e 50 euros para o 3.º ciclo do ensino básico.
Aos alunos do ensino secundário de cursos científico-humanísticos e cursos com planos próprios será, por sua vez, atribuído um apoio de 65 euros por aluno e aos alunos do ensino secundário – cursos profissionais e ensino artístico especializado – regime integrado, respetivamente, 50 e 75 euros.
No total, o município gaiense estima um investimento de 1,5 milhões de euros, à semelhança do último ano, e que irá abranger cerca de 32 mil estudantes do concelho.
Os estudantes receberão, a partir do próximo dia 16 de agosto, através do contacto telefónico dos encarregados de educação, um código individual, que poderão utilizar, em várias livrarias/papelarias do concelho, até 5 de abril de 2022.
“Para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas da rede pública do concelho é obrigatória a inscrição na plataforma SIGA”, alerta a Câmara Municipal, explicando que os restantes alunos “necessitam de efetuar inscrição”.
A medida em causa enquadra-se no projeto “Gaia+Inclusiva” e, recorde-se, destina-se aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico público e das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Vila Nova de Gaia, aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico público, do ensino secundário regular público e profissional e aos alunos do ensino artístico especializado.