PUB
Recheio 2024 Institucional

Câmara de Gaia adquire casas para realojar pessoas que vivem “sem condições”

Câmara de Gaia adquire casas para realojar pessoas que vivem “sem condições”

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia pretende avançar com uma oferta pública para a compra de 554 casas, destinadas aos cidadãos do concelho que vivem “sem condições”.

A proposta em causa, integrada no programa “1.º Direito”, prevê a aquisição de 274 casas já edificadas e 280 em fase de construção e vai ser apreciada esta segunda-feira na reunião do executivo municipal, avança o Jornal de Notícias.

As casas edificadas contemplam um total de 81 T1, 162 T2 e 31 T3. Por sua vez, no que respeita às habitações a construir, a autarquia adiantou que os limites mínimos de área bruta vão oscilar entre os 52m2 para T1, 72 m2 para T2 e 91m2 para T3.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em causa, de acordo com a nota divulgada, está um investimento de 70 milhões de euros, que permitirá “dar uma casa digna” a 2109 famílias do concelho.

“O estado de conservação das casas já construídas pesará na hora de escolher. Mas não se excluem habitações que precisem de alguma intervenção de requalificação. No caso das novas construções, o prazo de conclusão do empreendimento também conta. A proximidade de transportes públicos, de serviços, comércio e espaços de lazer, assim como o número de fogos disponibilizados são outros critérios que o júri vai ponderar na hora de tomar uma decisão”, lê-se ainda.

Importante referir que o programa “1º Direito”, com o apoio do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, já permitiu o município identificar 3190 famílias a viver sem condições.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem