Bairro Feliz - PD

Café Santiago

Café Santiago

É um dos restaurantes mais emblemáticos do Norte do país, famoso por todos os pratos servidos, com um a destacar-se, em particular: a francesinha. Quem a prova diz que é “deliciosa e inimitável” com um molho “perfeito” que deixa todos a lambuzarem-se. “A Francesinha Santiago começou a assumir-se como o «ex-líbris» do Café Santiago e, rapidamente, se começaram a formar filas de espera para degustar a famosa e saborosíssima francesinha”, contou à VIVA! Rui Pereira, um dos responsáveis.

A história da casa data dos anos 30. No entanto, o ano oficial de abertura do Café Santiago é de 1959, “em virtude de um magnífico painel de ladrilho de Martha Cohen da Cunha Telles datado desse ano” presente no espaço. Há quase 30 anos sob a gerência da família Pereira, que foi sempre inovando e dando ao estabelecimento o renome que tem hoje, com mais dois espaços abertos – um em frente ao Coliseu do Porto, intitulado Santiago F, em honra do gerente, Filipe Pereira, e outro na Praça dos Poveiros, conhecido como o Café Santiago da Praça. “Este é o maior dos três espaços e o mais dedicado ao espírito portuense pela sua decoração”.

O negócio é 100% familiar assim como o ambiente envolto aos três restaurantes. “Todos os pratos são de inspiração caseira”, sustenta Rui Pereira, abrindo-nos o apetite a outros tantos pratos, como o lombo de salmão com molho de cebolinho, bacalhau com crosta de broa, bife com vinho do Porto, rosbife Santiago, entre muitos outros. Nas entradas, destacam-se, além dos habituais salgadinhos, o pica-pau Santiago e o cachorrinho Santiago. “Quanto às sobremesas, destacam-se as mousses de chocolate e de oreo, a baba de camelo, natas do Céu, bolo de bolacha, tarte de lima e a aletria da D. Isabel”, conclui.

Se ainda não conhece o Café Santiago aconselhamo-lo a fazê-lo o mais breve possível, pois ficará, de certeza, maravilhado. Se, por acaso já conhece, talvez seja uma boa altura para voltar e provar e aprovar a ementa aqui descrita. Se precisa de mais um incentivo… saiba ainda que a Francesinha Santiago está entre os 100 melhores pratos do mundo nos TasteAtlas Awards 2020 – The Best Traditional Food in the World.

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado das 11h00 às 22h30.

Café Santiago
Rua Passos Manuel n.º 226 / Rua Passos Manuel n.º 198 e Praça dos Poveiros n.º 82
Telefones: 222 055 797 / 222 081 804 / 222 055 083

PUB
 www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-bifedeatum&utm_campaign=sabordomes