PUB
Recheio 2024 Institucional

Café no Porto? Este foi o primeiro a servir e agora está diferente

Café no Porto? Este foi o primeiro a servir e agora está diferente

“Podíamos ir tomar um café”. Eis uma frase que deve ser dita todos os dias, não só na cidade do Porto, como no resto do país. Posto isto, fica a pergunta: como é que seria o primeiro sítio de sempre a servir esta ilustre bebida, na Invicta?

De acordo com o Sapo Lifestyle, o primeiro espaço a servir café foi a cafetaria “A Brasileira”, na Rua Sá da Bandeira. Trata-se de um ponto nevrálgico da cidade e que funciona desde 1903, com a criação de Adriano Telles.

Mas afinal quem era Adriano Telles? Segundo a mesma fonte, é um homem português que trabalhou durante muitos anos no Brasil e que, no início do século XX, teve uma grande ideia: trazer o café para a Invicta como forma de comércio.

Como explica o diretor-geral do Pestana Porto – A Brasileira, “este foi o primeiro sítio do Porto onde se vendia e servia café a copo”. Como explica Daniel Mariz, “havia pessoas que achavam o café tão amargo que acabavam por cuspir no chão”. 

Por esse mesmo motivo, o espaço teve a necessidade de afixar no local uma placa a dizer “Por favor: não cuspam no chão”. Parece mentira, mas é mesmo verdade. Entretanto, passaram-se os anos e os tempos mudaram, pelo que o edifício está diferente.

Hoje em dia, é um hotel que pertence à Pestana Hotel Group, no entanto atenção: mantiveram-se muitos dos traços deste local simbólico onde a elite portuense tinha por hábito conviver. Isso e o café continua a existir.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo refere o Sapo, houve lugar a uma reestruturação do espaço. Contudo, elementos como as placas, a cuspideira e até o pavimento original foram mantidos, de forma a não deixar morrer a mística do lugar em questão.

Assim sendo, pode dizer-se que o requinte se manteve. Tanto assim é que o novo hotel tem 5 estrelas e é muito procurado por quem visita a cidade do Porto. A título de curiosidade, o café que se continua a servir n’A Brasileira é, precisamente, do Brasil.

De acordo com a gerência, este viaja diretamente de Minas Gerais para o Porto e trata-se de “um café de especialidade”. Isso faz com que a experiência do café n’A Brasileira seja única e irrepetível.

Nos tempos que correm, a boa notícia é que ainda pode provar o célebre café de saco deste local. É uma das principais imagens de marca do mesmo e continua à disposição do público, de uma forma mais moderna.

No entanto, nunca é demais destacar: nada que represente a perda da essência original.

Foto: Wikipedia

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz