Na cidade do Porto, um novo estabelecimento está prestes a ser distinguido com o selo “Porto de Tradição”. Neste caso, o Café Ceuta, na baixa da cidade. Vale a pena referir que este selo é atribuído às lojas históricas da Invicta.
De acordo com o Jornal de Notícias (JN), o tema deverá ser discutido (e aprovado) na segunda-feira, dia 13 de janeiro, em reunião executiva da Câmara do Porto. Depois disso, segue-se um período de consulta pública de 20 dias.
Segundo a autarquia, citada pelo mesmo meio noticioso, o foco principal desta distinção passa por “proteger os estabelecimentos ou entidades de interesse histórico, com ou sem fins lucrativos, que, pela sua atividade e património material e imaterial, constituam uma relevante referência cultural ou social para a cidade”.
Recorde-se que o café em questão está aberto ao público desde julho de 1953. Ou seja, há mais de 70 anos que existe na cidade do Porto. Fica na porta nº20 da Rua de Ceuta e “é marcado pelo pavimento em marmorite e pelo revestimento das paredes em brecha da Arrábida” – escreve o JN.
A VIVA e as lojas históricas do Porto
Se acompanha a VIVA, possivelmente conhecerá a rubrica “Lojas Históricas”, em que, todos os meses, temos a oportunidade de conhecer um estabelecimento abrangido pelo “Porto de Tradição” e falar com os seus responsáveis.
Desde o setor têxtil, ao setor alimentar, entre muitos outros segmentos, já foi possível conhecer estabelecimentos como a Pérola do Bolhão, a Casa da Mariquinhas, a Casa Botónia, por exemplo.