PUB
CMPorto

Café Filosófico Cosmológico no Planetário do Porto

Café Filosófico Cosmológico no Planetário do Porto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Esta quinta-feira, pelas 21h, o Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva convida todos os visitantes para um Café [Filosófico] Cosmológico, que terá como ponto de partida a exibição da curta-metragem “Nós estamos aqui, Pálido Ponto Azul”.

Um Café Filosófico é um espaço de diálogo e reflexão sobre temas da filosofia; o objetivo é “refletir em diálogo com os outros participantes sobre os temas e problemas que vão surgindo durante a sessão”.
Orientado por Tomás Carneiro e organizado em parceria com o Clube Filosófico do Porto, este Café [Filosófico] Cosmológico no Planetário do Porto vai levar a cabo um “exercício filosófico muito particular, onde as intervenções dos participantes serão enquadradas no imponente cenário ‘cósmico’ que é a cúpula do Planetário”, explica a organização.

O ponto de partida será dado pela curta-metragem de animação “Nós estamos aqui, Pálido Ponto Azul”, da autoria de Tania Cunha, estudante de mestrado em Design da Imagem, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).
Esta curta-metragem visa despertar o interesse em pensamento crítico e ciência, mais concretamente Astronomia, no público em geral. Para tal, a animação explora visualmente o inspirador texto “Ponto Azul Claro”, escrito e narrado por Carl Sagan, acerca da fotografia do nosso planeta obtida pela sonda Voyager 1.
No final do Café Café [Filosófico] Cosmológico, e se as condições meteorológicas o permitirem, o público deslocar-se-á para o exterior do edifício, onde terá lugar uma observação astronómica com telescópio.
A atividade – denominada “Mais Perto das Estrelas – é sempre acompanhada e comentada por especialistas do Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço (IA), que mostram o céu dentro e fora da cúpula, comentam as mais recentes descobertas na área da Astronomia e respondem às perguntas do participantes.
Estas iniciativas são de entrada livre e gratuitas (limitada à lotação da sala), e servirão de preparação para a próxima Noite Europeia dos Investigadores, que se realizará no edifício do Planetário do Porto/ CAUP a 29 de setembro deste ano.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem