PUB
Amanhecer

Buscas na Obra Diocesana de Promoção Social do Porto

Buscas na Obra Diocesana de Promoção Social do Porto
Os serviços centrais da Obra Diocesana de Promoção Social do Porto estão a ser alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária (PJ).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Fonte da PJ declarou à agência Lusa que a investigação é do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) e que aquela polícia está apenas a dar apoio às diligências.
As buscas decorrem também noutros locais da cidade, incluindo em residências de alguns responsáveis da instituição, que gere creches, lares e centros de dia no Porto.
“Trata-se de uma operação de buscas realizada na sede [da instituição] num processo que corre termos no DIAP do Porto e que está em segredo de justiça”, explicou um coordenador da PJ, que sublinhou estar mandatado para proferir essa curta declaração.
De acordo com a TVI24, a operação surge na sequência de suspeitas de fraude à Segurança Social e para além da Polícia Judiciária estão no terreno também elementos da Inspeção da Segurança Social.
Contactado pela agência Lusa, o padre Lino Maia, assistente Eclesiástico da Obra Diocesana de Promoção Social – que é presidida por Américo Ribeiro –, afirmou desconhecer a presença da PJ no local mas referiu que “há uns tempos” houve uma inspeção da Segurança Social por “eventuais irregularidades na Obra Diocesana”.
A Obra Diocesana de Promoção Social foi distinguida esta quarta-feira pelo Presidente da República com a Comenda de Mérito. O Padre Lino Maia foi igualmente condecorado como Grande Oficial.
Fundada em 1964, a Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) é uma instituição particular de solidariedade social.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil