Fonte da PJ declarou à agência Lusa que a investigação é do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) e que aquela polícia está apenas a dar apoio às diligências.
As buscas decorrem também noutros locais da cidade, incluindo em residências de alguns responsáveis da instituição, que gere creches, lares e centros de dia no Porto.
“Trata-se de uma operação de buscas realizada na sede [da instituição] num processo que corre termos no DIAP do Porto e que está em segredo de justiça”, explicou um coordenador da PJ, que sublinhou estar mandatado para proferir essa curta declaração.
De acordo com a TVI24, a operação surge na sequência de suspeitas de fraude à Segurança Social e para além da Polícia Judiciária estão no terreno também elementos da Inspeção da Segurança Social.
Contactado pela agência Lusa, o padre Lino Maia, assistente Eclesiástico da Obra Diocesana de Promoção Social – que é presidida por Américo Ribeiro –, afirmou desconhecer a presença da PJ no local mas referiu que “há uns tempos” houve uma inspeção da Segurança Social por “eventuais irregularidades na Obra Diocesana”.
A Obra Diocesana de Promoção Social foi distinguida esta quarta-feira pelo Presidente da República com a Comenda de Mérito. O Padre Lino Maia foi igualmente condecorado como Grande Oficial.
Fundada em 1964, a Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) é uma instituição particular de solidariedade social.
Quinta-feira 30 Abril, 2015
Buscas na Obra Diocesana de Promoção Social do Porto
Os serviços centrais da Obra Diocesana de Promoção Social do Porto estão a ser alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária (PJ).