Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Brasão Foz

Brasão Foz

Com muitas novidades na carta, o Brasão Foz foi inaugurado “pouco antes do mundo ser assolado pela pandemia, em 2019”. A Foz deu novo palco à marca Brasão, que iniciou a sua atividade em 2014, com o nascimento do Brasão Aliados, a «casa mãe».

Segundo o diretor geral do Grupo Prumo, onde se insere a marca Brasão, Orlando Ribeiro, o estabelecimento situado na Foz, surgiu, uma vez mais, para dar resposta às necessidades dos seus convidados.

Ali foi construído “um espaço familiar, sempre com decoração confortável e elegante” a que foram habituando quem visita o grupo Brasão, “num ambiente mais recatado e tranquilo”.

Orlando Ribeiro destaca que “a grande novidade é que foi o primeiro a ter uma esplanada, ainda que coberta”, referindo que se trata do “cantinho mais especial e o preferido de todos” os que visitam aquele espaço.

A escolha do nome «Brasão» tem que ver com a simbologia e o significado lato da palavra, ou seja, “conjunto da família”. Assim, a ideia “veio exatamente da homenagem à família, a todo o percurso que, a partir do seio familiar, se foi construindo e cimentando”.

A terra e o mar, “representam as aldeias da Póvoa do Varzim, de onde os proprietários são naturais”, revela o responsável. O escudo central contém as cinco quinas dispostas em cruz grega, que simbolizam a portugalidade presente no conceito e os espaços em branco, que são “o futuro, o que ainda está por escrever”. 

A nova aposta gastronómica do Brasão Foz resultou na criação de três opções totalmente exclusivas e uma outra, “que é comum somente com o Brasão Salgueiros”.

Uma das grandes novidades é o arroz negro com lulas, gambas e mexilhões, feito “em caldo de choco, e acompanha com lulas levemente cozinhadas num caldo de moluscos, que são posteriormente envolvidas no arroz. Este é finalizado com um escabeche de mexilhões e gambas”.

No que toca a doses individuais, há “duas novidades deliciosas”, o Chambão (ossobuco) Estufado e a Bochecha de Vitela em Vinho Tinto.

O Chambão, feito a partir da perna da vitela é estufado “com uma mescla de aromáticos” e acompanha com puré de forno trufado. A Bochecha de Vitela, apresenta “um sabor único e marcante”, sendo que é cozinhada “numa base de aromáticos e legumes, como cenoura caramelizada e cebola tostada no forno”.

Por fim, sob a perspetiva de partilha, poderá encontrar o Arroz de Forno com Polvo da Costa, no Brasão Foz e no Brasão Salgueiros. Orlando Ribeiro afirma que fugiram do “do tradicional arroz caldoso” e apostaram num “arroz de forno, seco, servido com tentáculos de polvo da nossa costa”.

Destaque também para a carta nova de gelados em bowl disponível em todos os restaurantes do grupo Brasão. Quem visitar estes estabelecimentos vai poder escolher entre o “gelado de chocolate e pistachio (acompanha com crumble e brownie de chocolate e finaliza com pistachio seco), o gelado de morango ao cubo (acompanha com morangos frescos, morangos lyo e hortelã), o de citrinos (é composto por gelado de limão, gelado de tangerina, creme de citrinos, merengue de limão e petazetas) e o do convento (uma delícia de gelado de baunilha, gelada de nata, ovos moles, canela e frutos secos)”.

Para o responsável, o ex-libris do restaurante “é, sem sombra de dúvida, a francesinha”. Considerada por muitos, “a melhor da cidade do Porto”, é também, o prato mais pedido. Orlando Ribeiro conta que “há quem diga que o segredo está na qualidade das carnes que usamos” e “outros defendem que o segredo está no molho”.

Com capacidade para receber 100 pessoas, aquilo que distingue a Brasão Foz é decoração do espaço, pensada “na intemporalidade, no conforto e bem-estar” dos clientes, bem como as cartas criadas “de forma a incluir toda a família” e amigos.

Orlando Ribeiro adianta ainda que em meados de outubro, irá ser inaugurado o quinto restaurante, localizado na Av. Fernão de Magalhães 1524, o Brasão Antas. Este espaço vai contar com uma sala com cerca de 50 lugares, outra com 20 lugares e uma esplanada com 30 lugares. No total, é um edifício com três andares, “situado em frente à icónica praça Velasquez”.

Horário: ao almoço de segunda a sexta das 12:00 às 15:00; ao almoço sábado e domingo das 12:00 às 15:30; ao jantar de domingo a quinta das 19:00 às 23:30 e ao jantar sexta e sábado das 19:00 às 24:00.

Brasão Foz
Rua de Gondarém 487, 4150-377, Porto
Contacto: 934 113 658

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes