RECHEIO 50 ANOS

Botella

Botella

Os dois amigos João Monteiro e Diogo Magalhães Ferreira, abriram o Botella Food & Wine, em maio deste ano, com o objetivo de proporcionar uma boa experiência “a todos aqueles que gostam de experimentar novos vinhos e partilhar sabores e conversas num ambiente descontraído”.

A inspiração para abrir o wine bar “surgiu a partir de um conceito que é muito comum em Espanha, de espaços que conseguem gerar, naturalmente, um convívio informal e animado à volta da mesa”, contam os responsáveis, acrescentando que foi também com base nessa ideia que decidiram o nome do estabelecimento.

No Botella “privilegiam-se os vinhos de pequenos produtores, diferentes daqueles que se encontram nas grandes prateleiras, acompanhados de petiscos saborosos e descomplicados”.

A carta de vinhos conta, neste momento, com 75 referências, entre brancos, tintos, rosés e espumantes, todos disponíveis a copo ou em garrafa. Entre as sugestões estão, maioritariamente, vinhos nacionais, das várias regiões do país, sendo também possível encontrar propostas de vinhos espanhóis, italianos e franceses.

No que toca aos petiscos, o menu contempla opções como presunto, queijos, chouriço de porco preto, acompanhado de pão e tostas, chips mexicanas com guacamole, tártaro de salmão com abacate e cebola, tártaro de atum em cama de arroz japonês, bife tártaro de lombo de bovino, carpaccio de polvo com paprika e flor de sal, carpaccio de bovino com rúcula pinhões e parmesão, bacalhau fumado, espetadas de frango com molho teryaki e tacos mexicanos.

Aos almoços e jantares há também uma sugestão diária de um poke bowl e de uma salada.

Para sobremesa o Botella tem à disposição um merengue de framboesa, leite creme, «o melhor bolo de chocolate» e uma tarte.

Os proprietários afirmam que aquilo que distingue o estabelecimento é o facto de ser também possível comprar muitas das propostas da carta e levar para casa. Ou seja, “além de alguns pratos, todos os vinhos servidos no wine bar podem ser igualmente adquiridos, a preço de loja”.

“A ideia é que as pessoas possam replicar nas suas casas, de forma o mais aproximada possível, a experiência vivida no Botella. Para isso, podem contar com aconselhamento e sugestões de harmonização e com um conjunto de dicas de confeção e apresentação dos produtos”, explicam.

O Botella tem capacidade para sentar 32 pessoas no interior e 6 pessoas no balcão exterior. A partir de setembro, o estabelecimento vai retomar as suas wine sessions com produtores convidados. Estas sessões têm lugar quinzenalmente, às quartas-feiras, a partir das 18h, e “são uma boa oportunidade para experimentar e ficar a conhecer mais pormenores sobre os vinhos que fazem parte da carta do espaço”.

Horário de funcionamento: Domingo das 12h00 às 20h00, segunda, quarta e quinta-feira das 12h00 às 23h00 e sexta-feira e sábado das 12h00 às 02h00.

Botella
Rua do Padrão 8, Foz do Douro
Telefone 91 053 9999

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem