Um investigador de pós-doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), a trabalhar no Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), conquistou uma bolsa individual “Marie Skłodowska-Curie”, no valor de 160 mil euros, revelou esta sexta-feira a Universidade do Porto.
Segundo o comunicado divulgado, Pedro Soares, de 32 anos, vai aplicar a bolsa, atribuída pela Comissão Europeia, no projeto “MTD4ALS – Development of inovative multi-target drugs for ALS” que pretende encontrar novos fármacos para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma vez que os que são atualmente utilizados na terapia visam apenas um “tratamento sintomático”.
O investigador é licenciado (2010) e mestre (2011) em Química pela Faculdade de Ciências da U.Porto. Em 2018, concluiu o doutoramento em Ciências da Vida, com especialização em Química Medicinal e Química Biológica, na School of Life Sciences da Universidade de Dundee, na Escócia, e regressou ao CIQUP, onde já tinha colaborado durante os anos de estudante na U.Porto.
“Em fevereiro de 2019, conquistou o prémio de melhor comunicação em póster na 3ª edição da MuTaLig COST Action para jovens investigadores, que decorreu na Faculdade de Farmácia da Universidade de Paris Descartes”, lê-se ainda no portal de notícias da instituição portuense.
De referir que a FCUP é a instituição de ensino que vai acolher o projeto “MTD4ALS – Development of inovative multi-target drugs for ALS”, que deverá arrancar em junho, e vai contar com a supervisão de Fernanda Borges, docente da casa e também investigadora no CIQUP.